Como elaborar um manual de qualidade ISO9001


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A elaboração do manual de qualidade ISO9001 é um assunto interessante para ser abordado.  Isso porque a partir de uma versão de 2015, não se faz mais necessário a elaboração de manual da qualidade. Entretanto, nós da QTECK consideramos essa elaboração uma boa prática, prezando sempre pelo melhor atendimento ao cliente. Portanto vamos considerar essa prática. Mas o que é necessário ter em um Manual da Qualidade ISO9001?  Simples de responder, precisamos de todos os requisitos da norma NBR ISO9001. Portanto, para se ter uma noção mais clara, vamos destacar abaixo todos os tópicos que um bom Manual da Qualidade ISO9001 deve constar: APRESENTAÇÃO INTRODUÇÃO. APROVAÇÃO DO MANUAL DA QUALIDADE CONTROLE DO MANUAL DA QUALIDADE EXCLUSÕES CONDIÇÕES GERAIS CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO ENTENDENDO A ORGANIZAÇÃO E SEU CONTEXTO ENTENDENDO AS NECESSIDADES E EXPECTATIVAS DAS PARTES INTERESSADAS. ESCOPO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE E SEUS PROCESSOS LIDERANÇA LIDERANÇA E COMPROMETIMENTO FOCO NO CLIENTE POLÍTICA DA QUALIDADE DESENVOLVENDO A POLÍTICA DA QUALIDADE COMUNICANDO A POLÍTICA DA QUALIDADE PAPÉIS, RESPONSABILIDADES E AUTORIDADES ORGANIZACIONAIS PLANEJAMENTO Ações para abordar riscos e oportunidades Objetivos da qualidade e planos para alcançá-los Planejamento de mudanças APOIO. Recursos. Generalidades. Pessoas. Infraestrutura Ambiente de Trabalho. Recursos de monitoramento e medição. Conhecimento organizacional. Competência Conscientização. Comunicação. Informação documentada e sua retenção. Operação de Logística Planejamento e controle operacionais da realização dos serviços. Requisitos para produtos e serviços. Comunicação com o cliente. Determinação de requisitos relativos a produtos e serviços. Análise crítica de requisitos relativos a produtos e serviços. Mudanças nos requisitos para produtos e serviços. Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços Controle de processos, produtos e serviços providos externamente Generalidades Tipo e extensão do controle Informação para provedores externos Produção e provisão de serviço  Controle de produção e de provisão de serviço. Identificação e rastreabilidade. Propriedade pertencente a clientes ou provedores externos Preservação Atividades pós-entrega Controle de mudanças. Liberação de produtos e serviços. Controle de saídas não conformes. Definições Identificação e Registro de Ocorrências Análise o impacto Análise de causa Ações de correção Ações corretivas e melhorias Evidência Análise crítica. Avaliação de desempenho. Generalidades Satisfação do cliente Análise e avaliação Auditoria interna. Análise crítica pela direção.  Generalidades Entradas de análise crítica pela direção. Saídas de análise crítica pela direção. Melhoria. Generalidades. Não conformidade e ação corretiva. Melhoria contínua. Histórico das Revisões. Aprovação ANEXO A ? Macrofluxo de processos    ANEXO B ? Organograma  A estrutura do sistema de gestão se inicia do manual da qualidade, portanto investir tempo em sua elaboração ajuda em todo desenvolvimento do sistema de gestão da qualidade. Conheça a QTECK consultoria e engenharia A Qteck é uma empresa formada por um grupo de consultores altamente especializados, que reúnem mais de 20 anos de experiência no Brasil e Exterior em Qualidade, Meio Ambiente, Saúde Ocupacional e Segurança Alimentar.   Atuamos em todos os segmentos de mercado independente do porte da empresa. Decisões rápidas e precisas na medida certa para a sua empresa. Entre em contato conosco (11) 4087-4746 ou (11) 94282-1309


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