A ISO 22000 é uma norma internacional que define os requisitos de um sistema de gestão com o intuito de garantir a segurança de alimentos abrangendo todas as organizações envolvidas na cadeia alimentar, ou seja, todos os atores desde a colheita à mesa, também conhecido como Farm-to-Fork. Em outras palavras é o sistema de gestão que visa definir padrões de trabalho que garantam que os alimentos não causarão nenhum tipo de dano à saúde do consumidor final.
Entre as principais mudanças podemos citas as seguintes:
CICLO PDCA
-O ciclo PDCA: a norma esclarece o ciclo PDCA, tendo dois ciclos separados na norma trabalhando juntos: um cobrindo o sistema de gestão e o outro cobrindo os princípios do HACCP.
ESCOPO
-O escopo agora inclui especificamente alimentos para animal (ex: petfood): alimentos para animais não produzindo alimento para consumo humano. A norma distingue o termo "feed" para alimentação destinada a animais de produção de alimentos.
DEFINIÇÕES
Algumas alterações importantes nas definições: danos são substituídos por efeitos adversos à saúde para garantir consistência com a definição de perigo à segurança de alimentos. O uso da "garantia" destaca a relação entre o consumidor e o produto alimentício, com base na garantia da segurança de alimentos.
COMUNICAÇÃO DA POLÍTICA DE SEGURANÇA DE ALIMENTOS
- Requer explicitamente que a gestão facilite a compreensão das políticas de segurança de alimentos pelos colaboradores.
CONTROLE DE PROCESSOS EXTERNOS
- Introduz a necessidade de controlar os fornecedores de produtos, processos e serviços (incluindo processos terceirizados) e assegurar a comunicação adequada dos requisitos relevantes, para atender os requisitos do sistema de gestão de segurança de alimentos.
qteck@qteck.com.br
(11) 4087-4746
(11) 94282-1309