A ISO 45001 Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional determina os requisitos mínimos para a construção de um sistema de gestão da SSO (Segurança e Saúde Ocupacional) onde a organização deve estudar os perigos e riscos do trabalho aos quais os trabalhadores (próprios ou terceirizados) podem estar expostos.
A ISO 45001 tem como objetivo fornecer uma estrutura para gerenciar os riscos e oportunidades identificados na empresa, a fim de que seja possível prevenir lesões e problemas de saúde ocupacional e proporcionar ambientes de trabalho seguros e saudáveis.
A norma reforça a importância de ações preventivas, mostrando que um sistema de gestão de SSO pode ser mais efetivo e eficiente ao tomar medidas antecipadas durante a abordagem de riscos e oportunidades. Desta forma, será possível evitar algum evento não desejado pela empresa e que exponha os colaboradores a riscos à sua saúde e integridade.
São inúmeros os benefícios da implementação da ISO 45001 em uma organização. Dentre eles, podemos citar:
Facilitar a implantação de mais de uma norma ISO, através da adoção da Estrutura de Alto Nível, Anexo SL, gerando menos conflitos, duplicação e equívocos;
Melhorar o gerenciamento dos perigos, riscos e oportunidades relacionadas à saúde e segurança do trabalhador;
Estabelecer controles que reduzem riscos e acidentes do trabalho;
Com a redução de acidentes, há a melhoria da qualidade de vida do colaborador, além da redução dos custos que um acidente pode gerar;
Reduzir prejuízos financeiros devido a multas e passivos trabalhistas;
Diminuir índices de afastamentos e turn over.
qteck@qteck.com.br
(11) 4087-4746
(11) 94282-1309