As empresas iniciaram seus processos de melhoria para aumentar a rentabilidade através de investimentos na qualidade do produto, atendimento, prazo e preço; caminharam através de O&M, Deming, Qualidade Total, normas para Gestão de Sistemas como a CSA Z-299 do Canadá, as BS da Inglaterra e, finalmente, a série ISO 9001. Mas esta abrangência não foi suficiente para a gestão do negócio e a padronização começou a incorporar outros aspectos como Meio Ambiente (ISO 14001), Segurança e Medicina do Trabalho (ISO 45001), Responsabilidade Social (SA 8000), Sistema de Segurança da Informação (ISO 27000), etc.
É necessário visão e entendimento do negócio para a implantação de um sistema abrangente, pois não basta garantir que o produto seja entregue dentro da especificação no prazo e local acordados: é necessário também garantir que o faturamento, cobrança e recebimento sejam corretamente realizados, e, portanto, não se pode deixar de fora Para implantar um sistema na área financeira como ocorre na maioria das certificações da ISO 9001:2015.
Para Implementar um sistema integrado que realmente tenha valor para o negócio é necessário, entre outras coisas: conhecimento multidisciplinar; planejamento estratégico; identificação de todos os processos da organização; identificação e análise de aspectos / perigos e impactos / riscos; identificação da legislação, normas, boas práticas; priorização dos riscos; definição de melhorias, controles / mitigações, objetivos / metas e programas / planos de emergência; definição de treinamentos e comunicação; implantação do sistema de gestão (manual, monitoramento, não conformidades ações corretivas e preventivas, auditorias, registros, análise crítica).
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