Para quem lidera uma organização, é sempre importante se questionar sobre a eficiência de suas operações, como o alcance de metas da empresa e também seu gerenciamento de riscos. E para responder estas perguntas, as auditorias internas são ferramentas essenciais. Os recursos da auditoria interna são capazes de avaliar e melhorar os processos internos de uma organização, e neste artigo vamos explorar como ela é eficiente para obter estes resultados. Vamos lá?
Você já ouviu falar de auditoria interna?
As auditorias internas são processos sistemáticos e independentes que avaliam se os procedimentos internos de uma empresa estão em conformidade com os padrões, regulamentos e metas previamente estabelecidos. Ou seja: as metas que definimos estão sendo alcançadas?
Para conduzir esse processo, você vai precisar de um especialista externo à organização especializado para este serviço, como a equipe de consultoria da Qteck. Mas também existe a possibilidade de realizar este processo através de uma equipe interna própria, que precisará ser treinada e capacitada para fazer uma avaliação eficiente. Neste caso, nós da Qteck também oferecemos treinamento para esta opção.
Mas por que tudo isso é importante?
Os processos de auditoria interna são fundamentais na hora de identificar lacunas e desperdícios nas ações de uma empresa, já que seu papel fundamental envolve otimizar os resultados e aprimorar o desempenho da estrutura organizacional.
Quando líderes e gestores realizam auditoria interna em sua empresa, eles direcionam seu negócio de forma estratégica. Entre os principais benefícios podemos listar:
- Identificação de riscos;
- Aumento da eficiência;
- Conformidade e qualidade;
- Tomada de decisão embasada.
Agora que você já sabe como a auditoria interna é valiosa para sua empresa, vem nossa dica mais importante: como conduzir uma avaliação eficiente e melhorar seus resultados? Se atente ao guia da Qteck para responder esta pergunta:
1. Planejamento adequado
Primeiro, defina claramente os objetivos dessa auditoria: quais são os principais riscos? Qual desafio estamos enfrentando?
Em seguida, defina a equipe envolvida e o cronograma desta auditoria.
2. Coleta de evidências
Reúna todas as informações possíveis sobre o processo avaliado e auditado, através de entrevistas, revisão de documentação, análise de dados, entre outros.
3. Análise e avaliação
Depois de obter os dados para embasar suas conclusões iniciais, é importante comparar quais são as práticas internas x quais foram os padrões e metas estabelecidos.
Em seguida, é hora de sugerir melhorias e aplicá-las.
4. Relatório e acompanhamento
Depois de implementar as melhorias e boas práticas, documente tudo em relatório para poder acompanhar a eficácia das novas propostas. Se os problemas persistirem, é hora de revisar e mudar a sugestão.
Ao investir em auditorias internas bem planejadas, você permite que a organização esteja preparada para enfrentar os desafios do mercado atual.
E para isso, você pode contar com a Qteck Consultoria & Engenharia para fortalecer sua posição no mercado!
Conheça mais sobre nosso trabalho.
Qteck Consultoria e Engenharia
A Qteck é uma empresa de consultoria que atua em todos os segmentos de mercado, independente do porte da empresa. Localizada em São Bernardo do Campo e com filiais em Jundiaí e Campo Grande, a Qteck conta com uma equipe de consultores altamente especializada.
Estamos sempre buscando qualidade na prestação de serviços, com tecnologia, know how e respeito ao cliente.
Seu negócio está precisando de serviços de treinamento, consultoria, auditoria? Então entre em contato conosco e agende sua consulta! Atendemos pelos números (11) 4991-2288 / (11) 4087-4746, pelos e-mails comercial@qteck.com.br | qteck@qteck.com.br ou através de nosso escritório presencial.
Qteck Consultoria e Engenharia, decisões rápidas e precisas na medida certa para a sua empresa!