Isso mesmo que você leu. A ISO 9001:2015 vai mudar e deverá ter uma nova edição. Será a 6ª edição desde a primeira, publicada em 1987. O intuito de atualizar a norma é para se adequar à evolução da gestão da qualidade e às mudanças no ambiente de negócios.
De acordo com a International Organization for Standardization – ISO, as normas devem ser analisadas por um processo chamado systematic review no máximo a cada cinco anos para determinar se devem ser mantidas, emendadas, revisadas ou descartadas.
Esse processo tem o objetivo de manter às normas atualizadas para que atendam o mercado e as suas partes interessadas, como dirigentes de organizações, gestores da qualidade, provedores de capacitação, consultores e auditores, entre outros.
Além disso, a Norma ISO 9001 é de extrema relevância para uma Gestão de mudança, visto que essa norma é capaz de unificar uma gestão de crise com a de oportunidades, tornando-se um diferencial para a gestão dos seus processos ou até mesmo de toda a organização.
Processo de revisão da ISO 9001
O systematic review da ISO 9001, começa pela consulta aos países membros da ISO, e ela deve ser iniciada ainda neste mês de julho. Dependendo dos resultados, o subcomitê responsável da norma terá seis meses para definir qual será o rumo da revisão da ISO 9001:2015.
No processo de desenvolvimento da revisão é levado em conta o período máximo de vigência determinado pelo systematic review, a experiência, lições aprendidas da norma ao longo do tempo, as necessidades e as expectativas das partes interessadas.
De acordo com Luiz Carlos do Nascimento, gestor ABNT/CB-25 Comitê Brasileiro da Qualidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas, a nova edição da norma ISO 9001 não deverá trazer mudanças significativas em relação à atual versão 2015.